A afta causa pequenas feridas superficiais na boca, são pequenas bolinhas brancas que originam uma ou várias úlceras que incomodam muito na hora de comer e beber. A afta está entre as lesões da mucosa oral mais comuns e tem predileção em meninas, seu surgimento está relacionado a uma diversidade de fatores, tais como genética, deficiências nutricionais, distúrbios gastrointestinais, fatores imunológicos, alterações hormonais, infecções, traumatismos locais e fatores emocionais.
Também conhecida como úlceras aftosas recorrentes, a afta é definida como uma úlcera, que varia de tamanho, quantidade e que pode aparecer em qualquer região da boca, suas causas podem ser variadas, como traumas locais, infecções, alergias ou alterações fisiológicas, metabólicas e até mesmo emocionais. Ela ocorre mais na infância e na adolescência, já que a severidade da pessoa diminui com a idade, por isso ocorre com menos frequência na vida adulta. Além disso, pessoas com doenças sistêmicas, crônicas ou com baixa imunidade, geralmente, têm mais aftas.
Os principais sintomas dessas lesões incluem dor e sensibilidade na região, dificuldade para comer ou engolir, desconforto e inchaço na boca causados pela inflamação das úlceras. Depois de diagnosticada, a afta deve ser combatida com a higiene bucal apropriada, ressaltando que enxaguantes bucais sem álcool, pomadas e medicamentos podem ajudar nesse processo, já que as aftas podem evoluir para quadros de infecções no local, lembrando sempre de seguir as orientações do seu odontologista, jamais se automedique ou use tratamentos caseiros sem falar com um profissional da área para analisar o caso. O tratamento dessas lesões consiste em medidas para aliviar a dor, desconforto e também para auxiliar na cicatrização das aftas, além disso se deve beber muita água e evitar oferecer à criança alimentos muito quentes, salgador ou muito ácidos.