Traumas faciais que interferem na saúde bucal são mais comuns do que se imagina, podendo acontecer devido a inúmeras situações. Após um acidente, batida ou trauma envolvendo os dentes, sejam dentes de leite ou permanentes, eles podem escurecer para acinzentados ou amarelados e opacos. Isso acontece a partir de uma necrose pulpar, devido a ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária. Quando a coloração aparece até alguns dias após o trauma, ela pode ser explicada pela presença de sangramento intrapulpar, um sinal comum em dentes luxados, por exemplo. Nos casos em que o dente escuro surge algumas semanas após a batida, significa que houve uma hemorragia do tecido pulpar, um rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente.
É importante informar que a alteração de cor em dentes de leite, não necessariamente significa necrose pulpar e com certeza não tem a necessidade de tratamento imediato. Por isso, caso aconteça algum trauma ou impacto nos dentes do seu filho, seja ele bebê, criança ou adolescente, procure imediatamente um Odontopediatra, pois somente através de uma consulta física e de exames complementares será possível conseguir fechar um diagnóstico e propor o melhor tratamento para cada caso. Lembrem-se que dentes de leite com alterações na polpa, se não forem devidamente tratados e acompanhados, podem prejudicar a formação dos dentes permanentes sucessores, além da saúde em geral.
Além do acompanhamento clínico e radiográfico por pelo menos alguns meses para garantir que não haja outras complicações para a saúde bucal, também pode ser realizado um tratamento estético com a utilização de facetas de resina ou porcelana. Na maior parte dos casos, o risco de perda dentária é quase inexistente, o maior prejuízo sempre é o lado estético. Entretanto, a necrose pulpar pode se tornar crônica e isso pode levar a uma grande área infectada, que em casos extremos, afeta os tecidos de sustentação do elemento dental. De qualquer forma, uma consulta com o seu Odontopediatra é sempre a melhor opção para avaliar a situação e indicar o melhor caminho de tratamento.