A manutenção de uma boa saúde bucal tem muita importância no funcionamento e integridade de todo o nosso organismo. Quando há uma lesão no dente de leite, isto significa que existem bactérias proliferando nesta região. Nesse sentido, deve ser feito o tratamento para remoção dessas bactérias e preenchimento dessa estrutura com um material biocompatível. No canal estão presentes os vasos sanguíneos do dente de leite, que está em contato com toda a nossa corrente sanguínea. Portanto, essas bactérias que causam infecção no dente de leite podem gerar uma infecção em outros órgãos, ou então uma infecção sistêmica no organismo. Além disso, uma lesão no canal de um dente de leite também pode atrapalhar a formação do dente permanente que virá em seguida.
Pode parecer um pouco estranho, mas as crianças também podem necessitar de um tratamento de canal no dente de leite. As pesquisas recentes mostram que a saúde bucal é mais importante do que é realmente considerada. Estudos comprovam eu bactérias do biofilme dental podem estar associadas a doenças sistêmicas como diabetes, aterosclerose, infarto e parto prematuro. Um grande erro está presente quando os pais pensam que por ser dente de leite não necessitam de cuidados, é importante lembrar que os dentes de leite levam anos para serem trocados pelos permanentes e que a negligência na saúde bucal das crianças pode afetar os dentes que se tornam foco de infecções.
Em alguns casos, é necessário extrair o dente de leite, porque o dano é tão grande que não se torna mais possível manter o dente na boca, ou então se porque ele já está próximo do período de cair. Contudo, após extrair o dente de leite, a tendência é que o espaço da “janelinha” seja fechado, não havendo espaço posteriormente para a erupção do dente permanente. Por isso, a opção de extrair não deve ser priorizada e utilizada realmente apenas quando não houver possibilidade de manter o dente na boca com saúde. É importante ressaltar que o tratamento no dente de leite é realizado com material reabsorvível, podendo assim acompanhar a rizólise do dente para que ele possa cair normalmente quando chegar o momento.