Mamadeiras e chupetas sempre foram os preferidos das crianças, mas essa tradição pode acarretar diversos problemas. Muitos estudos comprovam que tanto a chupeta quanto a mamadeira possuem malefícios e podem interferir no desenvolvimento correto da criança, levando a alterações no posicionamento dos dentes, desvio do crescimento dos ossos da maxila e mandíbula, que ocasionam diversos problemas como mordida aberta, mordida cruzada, diastemas, alterações na fonação e na respiração. Quanto mais cedo ocorrer a remoção da chupeta e da mamadeira, maiores as chances dessas alterações regredirem naturalmente, de preferência antes dos 04 anos de idade.
Além disso, o uso dos bicos artificiais de uma forma geral, pode causar confusão de bicos e de fluxo enquanto o bebê estiver em amamentação, onde o bebê começa a sugar de forma errada o seio materno, já que as formas de sugar o peito, chupeta e bicos intermediários são diferentes, podendo levar a acontecer o desmame precoce independentemente da idade que eles foram introduzidos. Quando a mãe por algum motivo não tiver como amamentar, recomenda-se utilizar um bico fisiológico ou ortodôntico, porque ele tem uma face achatada que acomoda melhor a língua da criança, além de o furo estar voltado para a região superior da cavidade oral. Desta forma, ele acaba sendo menos prejudicial quando comparado a outros bicos.
O uso de chupetas ou mamadeiras não deve ser indicado nem orientado pelos dentistas. Em muitos casos, o uso da chupeta pode prevenir a sucção do dedo, porém deve ser usada com moderação, ela não deve ficar à vista nem à disposição da criança e os pais devem administrar as horas de uso da chupeta. Além do seu uso poder acarretar todos esses problemas citados acima, a sua remoção de forma abrupta e inadequada também pode trazer consequências sérias no psicológico e comportamento da criança. Por volta dos 03 anos de idade, se faz necessário o início da negociação para a eliminação da chupeta, algumas crianças têm necessidade de um elemento de transição, sugere-se um brinquedo macio e aconchegante que ela tenha afeto e que lhe faça companhia durante o sono. Por fim, a decisão de introduzir ou não a chupeta e a mamadeira é da família, mas não se deve esquecer que quanto mais precoce for a retirada, menores serão os danos causados pelo seu uso.