Ter um bebê em casa é lidar com mudanças o tempo todo e saber como cuidar dos dentes do bebê é uma das fases mais delicadas, afinal, nessa fase o choro fica mais frequente, a irritabilidade aumenta e o incômodo é evidente. Completar 06 meses é um marco para o bebê e para a família, é nessa fase que seu filho já pode dormir sozinho no quarto, começa a interagir mais com o ambiente e começam a nascer os primeiros dentes. Quando os dentinhos começam a apontar, é comum o bebê morder um brinquedinho como se estivesse coçando a gengiva, nessa fase também dá para notar o aumento no fluxo de saliva e no volume da gengiva, que pode ficar inchada. Os pais costumam ter muitas dúvidas nessa hora, como por exemplo em como escovar, qual a melhor escova, qual o creme dental, qual a quantidade, etc.
Na maior parte dos casos, os dentes nascem e coincidem com a introdução alimentar na vida da criança. Então, independente se está somente em aleitamento ou se já começou a introdução alimentar, é extremamente importante escovar os dentes para remover a película pegajosa formada nas superfícies dentárias. Outro fator importante é estar atento às indicações no rótulo da escova, sempre verificando a idade apropriada para ela, além do uso das pastas com flúor, quantidades menores de flúor do que a indicada não são o suficiente para combater problemas bucais. Bebês também podem ter cárie dentária e gengivite, quando isso acontece, frequentemente estão associadas à má higiene oral.
Cuidar dos dentes de leite da criança deve ser uma das prioridades para mães e pais, mesmo sendo dentes que vão inevitavelmente cair, eles não estão livres de contrair doenças e problemas bucais, como a cárie dentária, por isso merecem o mesmo cuidado quanto à higienização e alimentação como os dentes permanentes. O indicado são escovas de cabeça pequena e cerdas macias, apropriadas para bebê, realizando movimentos circulares e de “vai e vem” por toda a superfície dos dentes que já estão na boca. Então resumindo, deve-se utilizar escova adequada e pasta de dente fluoretada contendo flúor acima de 1.000 ppm assim que apontar o primeiro dente de leite e não esquecer de comparecer nas consultas preventivas com o Odontopediatra.